Homens também têm idade ideal para ter filhos?

Compartilhe:
filhos_min_bfbb-3875606Até qual idade é o período ideal para ter filhos? A resposta para essa pergunta sempre gira em torno dos 40 anos de idade. Mas, saindo da realidade que inclui as mulheres, o cenário muda. Homens também têm uma época mais propícia para a fertilidade?

A resposta é não, segundo especialistas. É que, diferente das mulheres, que vão reduzindo as chances de engravidar com o passar dos anos, os homens não têm esse limitador.

Ainda assim, Rafael Barbosa Bastos e Lauryane Falher Bastos, ambos com 28 anos, preferiram não deixar o tempo passar. Tiveram duas meninas de uma vez. “Pretendíamos ter filhos mais tarde. Mas fomos pensando nos problemas para a gravidez, na nossa idade. E antecipamos para curtir os filhos logo”, conta Lauryane.

O marido vai além. “Há uma série de outras coisas que precisam ser pensadas. A condição financeira, a nossa saúde e o dia a dia, por exemplo. Tudo interfere.”

Alerta

Rafael está coberto de razão, na avaliação do urologista Silvio da Ressurreição Pires, da Criogênesis. Apesar de o tempo reduzir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, ainda é possível. Mas outros males podem, sim, trazer problemas.

“O álcool, o fumo e o estresse, problemas atuais, influenciam negativamente a fertilidade do homem”, alerta

O principal fator de infertilidade masculina é a varicocele, quando há dilatação dos vasos sanguíneos nos testículos. Mas o problema costuma surgir ainda na adolescência e é passível de correção, orienta o fetologista Coridon Franco.

“Se você não tem um histórico de varicocele na família ou sintomas, basta se cuidar e evitar as DST’s.”

Que venha a cegonha!
O homem tem idade ideal para ter filhos?
Não. Quando falamos sobre idade ideal em mulheres, é com relação à qualidade dos óvulos dela. Com o tempo, elas desenvolvem problemas que dificultam uma possível gravidez. Mas o homem só contribui com os espermatozoides, que sempre se renovam. Não há, inicialmente, uma fase de risco.

Mas a idade pode interferir em algo?
Interferir sim, mas não a ponto de impedir. Os fatores clássicos que, com o passar do tempo, podem alterar a fertilidade são: o fumo, o álcool e o estresse. Eles influenciam no organismo como um todo. Além disso, há redução na produção de testosterona. Mas é natural, faz parte do
envelhecimento. Isso tudo torna mais difícil, mas não vai impedir.

Como o homem cuida da fertilidade?
As medidas são gerais. Não ficar obeso, nem sedentário. Ter uma dieta com pouca gordura. Tudo isso faz com que o organismo funcione de forma adequada. Isso, sem dúvida, ajuda bastante.

Qual problema é mais comum?
O que mais influencia na fertilidade do homem é a varicocele, que é passível de correção. Há dilatação das veias dos testículos – semelhante ao que acontece nas varizes das pernas. Isso acontece porque o sangue fica represado ao redor dos testículos, ocasionando o aumento da temperatura e prejudicando a formação dos espermatozoides.

Há época certa para que ela se manifeste?
É um alteração que se expressa principalmente na puberdade, quando o testículo começa a ter atividade mais ativa. Não é um mal que se expressa no idoso.

Fonte: Silvio da Ressurreição Pires, urologista da Criogênesis

Comente



  
  

  contato@mantenaterraboa.com.br

 

   Categorias
 
    -
Destaques                 - Página Policial
    - Cidade                        - Política         
    -
Educação                  - Geral
    - Esporte                       - Eventos
    -
Estado                        - Mundo Gospel
    - Eventos                      - Dicas de Saúde 
    - Mensagens                - Videos

 

   Redes sociais

        


 
É livre a reprodução das publicações contidas
neste site, ressalvando direitos e autorias
de terceiros

 
© 2016 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas