Regras para transporte escolar

Compartilhe:

images (1)Na hora de levar as crianças à escola, a solução pode ser contratar um serviço de transporte escolar, mas os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Afinal, quais requisitos os pais devem observar na hora da decisão?

Primeiro, os veículos devem ter autorização emitida pelo órgão executivo de trânsito. Esta autorização deve estar afixada na parte interna do veículo e deve mostra a lotação permitida (o número de passageiros deve ser compatível com a capacidade estabelecida pelo fabricante).

Veja: Adolescente tem cabeça arrancada em ônibus escolar em Barra de São Francisco

O veículo deve apresentar tacógrafo para o controle de velocidade e cinto de segurança para cada lugar, além disso, itens como extintor de incêndio, pneus, faróis, buzina devem estar em perfeitas condições. As portas do veículo devem ser abertas apenas do lado de fora (exceto as que permitem o acesso aos lugares da frente) e as janelas não podem abrir mais que 10 cm.

É obrigatória a utilização de cinto de segurança para todos os passageiros. Em embarcações, atentar para as condições e disponibilidade de boias salva-vidas na quantidade de ocupantes.

Crédito: SINTERJ

No veículo (que pode ser ônibus, van ou embarcação), é obrigatória a faixa amarela lateral padronizada.

Depois, o condutor deve estar habilitado e o veículo deve ter autorização para o transporte de crianças. Para conduzir veículos escolares o motorista deverá:
• ter idade superior a vinte e um anos;
• portar carteira de habilitação na categoria D ou E;
• não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os doze últimos meses;
• ser aprovado em curso especializado.

Procure observar o trabalho dos condutores antes de contratá-los, parando próximo à escola nos horários de entrada e saída, seguindo o trajeto do veículo pelo trânsito, avaliando itens como parada em frente à escola, desembarque do lado da calçada, delicadeza ao tratar com as crianças, ajuda para subir/descer, cuidados ao dirigir e o respeito às sinalizações, como semáforos, faixas de pedestre etc.

É importante ainda ter referências na escola ou com outros pais, conhecer o itinerário e certificar-se de que as crianças são deixadas em frente à escola sem a necessidade de atravessar ruas. Também se recomenda contar com a presença de um monitor no veículo que discipline o uso do cinto e o comportamento seguro dos pequenos, auxiliando-os no embarque e desembarque.

Quem não estiver dentro dos padrões estabelecidos pelo órgão poderá perder pontos na carteira, ter o veículo apreendido até que ele seja regularizado e pagar multas. O tipo de penalidade dependerá do tipo de infração.

Para garantir a segurança dos passageiros, a criança também tem algumas responsabilidades:
• Ficar sentado enquanto o veículo estiver em movimento;
• Afivelar o cinto de segurança durante todo o percurso (e nas embarcações, usar os salva-vidas);
• Não falar com o motorista enquanto ele estiver dirigindo;
• Descer do veículo após ele parar totalmente.

O certo e o errado no dia a dia da atividade

CERTO ERRADO
Crianças sentadas e com o cinto de segurança afivelado Mais crianças do que a lotação permitida, falta do cinto de segurança e passageiros em pé ou com a cabeça para fora da janela
Condutores seguindo as normas de trânsito Condutores falando ao celular enquanto dirigem ou parando em lugares impróprios
Veículo perto da calçada para embarque e desembarque Embarque e desembarque longe da calçada e crianças atravessando as ruas
Condutores credenciados Condutores sem credenciamento
Acompanhantes maiores de 18 anos em todas as viagens Viagens sem acompanhantes ou funcionários com menos de 18 anos exercendo esta função

Fonte: CNT

Comente



  
  

  contato@mantenaterraboa.com.br

 

   Categorias
 
    -
Destaques                 - Página Policial
    - Cidade                        - Política         
    -
Educação                  - Geral
    - Esporte                       - Eventos
    -
Estado                        - Mundo Gospel
    - Eventos                      - Dicas de Saúde 
    - Mensagens                - Videos

 

   Redes sociais

        


 
É livre a reprodução das publicações contidas
neste site, ressalvando direitos e autorias
de terceiros

 
© 2016 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas